mauricio_de_sousa_turma_da_monica1Hoje é o último dia da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará e, sabe quem vai estar lá? O Pai da Turma da Mônica, que ministrará, a partir das 13h30, uma palestra seguida por sessão de autógrafos.
 
Um ótimo programa para toda a família. Sim, porque a leitura é um hábito e, como tal, precisa ser praticada, estimulada e vivenciada em toda a sua plenitude.
 
Por isso, não percam hoje aquele que começou em 1959 com o Bidu, seu primeiro personagem e hoje é uma referência com toda a Turma da Mônica.
 
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de S.Paulo) escrevendo reportagens policiais.
 
O autor já alcançou o extraordinário número de 1 bilhão de revistas publicadas.  Mais de 100 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 3 mil itens com os personagens de Mauricio de Sousa, suas criações chegam a cerca de 30 países.

Em 2005, lançou o personagem Ronaldinho Gaúcho que em menos de um ano ganhou publicações em mais de 20 países e centenas de produtos infantis lançados na Europa.
 
Em 2007, num feito inédito, o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para Criança e Adolescência – nomeou como embaixadora a personagem Mônica, criação de Mauricio inspirada em sua segunda filha.

Nesta ocasião, Mauricio de Sousa foi nomeado Escritor para Crianças do UNICEF. Sua mais recente criação foi a Turma da Mônica Jovem com os personagens tradicionais crescidos dos 7 para os 15 anos de idade. É o maior sucesso editorial da área nos últimos 30 anos.
 
Para mais informações sobre a Turma da Mônica, visite: http://www.monica.com.br 
 
Nos encontraremos lá. Ah, dá uma passadinha no estande da Fundação Demócrito Rocha. Tem uma enorme variedade de títulos para toda a família!
 

 

 

 

 

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles