Praticamente nada é impresso no material didático usado nas escolas públicas do Brasil que aborde a diversidade sexual e suas consequências.

A incômoda ausência ou omissão foi sentida na pesquisa que analisou 67 dos 99 títulos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), às unidades do País.

sexualidade02Segundo a coordenadora da pesquisa, Tatiana Lionço, o silêncio absoluto sobre esse tema é insuficiente para uma política que se propõe a enfrentar a homofobia, além de produzir preconceito e prejudicar o desempenho do estudante homossexual.

A coordenadora geral de Direitos Humanos do MEC, Rosiléa Wille, afirma que abordagens da diversidade sexual já foram incluídas no PNLD, mas que é preciso elaborar editais mais qualificados, para que as editoras passem a incluir a homossexualidade e homofobia nas obras.

Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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