Pesquisa nacional sobre bullying, agressões físicas ou verbais recorrentes nas escolas, mostrou que a maior parte do problema (21% dos casos) ocorre dentro das salas de aula, mesmo com os professores presentes.

Dos 5.168 alunos de 5ª a 8ª séries de todas as regiões do Brasil entrevistados, de escolas públicas e particulares, 10% disseram ser vítimas de bullying, 10%, agressores e 3% são ao mesmo tempo vítima e agressores.

O estudo mostrou o despreparo das escolas e professores em lidar com o tema.

Em outros países, o lugar preferencial de agressões é o pátio, onde costuma haver mais alunos e menos supervisão, afirma Cléo Fante, especialista em bullying.

De acordo com o estudo, no País, 7,9% das agressões são feitas no pátio, 5,3% nos corredores e 1,8% nos portões da escola.

 

Tagged in:

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles