Os candidatos que se submeteram, no ano de 2009, ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), podem concorrer, sem realizar exame vestibular, a uma das 16 vagas do curso de Licenciatura em Física dos Campus de Acaraú e de Tianguá do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Para tanto, devem inscrever-se, no site http://sisu.mec.gov.br, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), no período de 10 a 14 de junho.

O candidato deve utilizar a mesma senha cadastrada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ao inscrever-se no Enem.

Os cursos superiores oferecidos pelo SISU/MEC são bacharelados, licenciaturas e cursos superiores em tecnologia.

A seleção constará de uma etapa, com três chamadas subsequentes e uma lista de espera para preencher possíveis vagas remanescentes. O candidato terá direito a duas opções de curso.

Se for selecionado para a sua primeira opção, o candidato será convocado para matrícula e sai automaticamente do sistema.

Aqueles que forem chamados para a segunda opção de curso, poderão permanecer no Sisu para tentar a vaga mais uma vez na lista de espera.

Àqueles que desejem concorrer de forma tradicional às vagas dos cursos superiores serão submetidos à avaliação de conhecimentos gerais e redação no dia 06 de junho, em exame vestibular.

Os cursos são públicos e gratuitos. O curso superior de Licenciatura em Física, oferecido pelos Campi de Acaraú e de Tianguá, está estruturado em quatro anos – oito semestres –, tem a finalidade de formar docentes para a área e funcionará no turno da noite no campus de Acaraú; e no turno da manhã, no campus de Tianguá. As aulas estão previstas para iniciarem no segundo semestre deste ano.

Fonte: Edson Costa (Jornalista – IFCE/Campus Acaraú)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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