Pesquisa realizada pelo Datafolha revelou que, na cidade de São Paulo (SP), 70% dos pontos de venda de derivados do tabaco ficam de um a três quarteirões de distância de alguma escola.

O estudo, encomendado pela Aliança de Controle do Tabagismo – ONG ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) – revela que quanto mais perto das escolas, mais forte é a exposição e a publicidade do cigarro.

A propaganda é visível aos jovens em 66% dos lugares visitados. No Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) de São Paulo, 90% dos fumantes em terapia começaram o vício na adolescência.

Para o médico Dráuzio Varella, a indústria do cigarro visa viciar meninos e meninas para torná-los dependentes da nicotina e consumidores de seus produtos.

Fonte: Folha de S. Paulo (SP), Vinícius Queiroz Galvão

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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