Educação

Dicas de saúde para os bebês

Crianças que nascem prematuras são mais suscetíveis a doenças, principalmente as respiratórias. Uma das explicações para as infecções mais sérias está na imaturidade do sistema imunológico, causada pelo fato de os anticorpos maternos serem transferidos no terceiro trimestre da gravidez, justamente quando a mãe dá à luz um prematuro.

Além disso, a dificuldade de mamar no peito, devido às condições da criança, e à internação na UTI também comprometem a proteção. Vírus e bactérias, doenças pneumocócicas, gripe e o vírus sincicial respiratório são as doenças que mais preocupam em bebês prematuros, explica o neonatologista Renato Kfouri, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim).

Para amenizar os riscos, além de seguir à risca a vacinação desses recém nascidos, os adultos também devem se proteger. Cuidados simples como evitar o fumo perto das crianças, lavar as mãos antes de entrar em contato com elas e mantê-las sempre bem nutridas, com alimentação rica em vitaminas e minerais, amenizam os problemas da prematuridade.

Fonte: Zero Hora (RS)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *