Pesquisa do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) mostra que as quatro primeiras séries do ensino fundamental são as mais decisivas para que os estudantes do ensino superior demonstrem melhor aproveitamento.

Por apresentar maior potencial de melhorias, este é, o primeiro ciclo que deve merecer mais atenção por parte dos gestores ou do governo. Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores fizeram cálculos estatísticos com dados das 27 unidades federativas, utilizando dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e um produto representado pela média do Índice-Geral de Cursos da Instituição (IGC), indicador de qualidade das instituições de ensino superior do Ministério da Educação.

Para o coordenador do setor de Educação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Paolo Fontani, o Brasil deve investir nos primeiros anos da educação infantil, já que é ali que se eliminam as diferenças socioculturais e econômicas.

Para Maria Cristina, uma das autoras do estudo, são as turmas de 1ª a 4ª série que merecem mais atenção. Entretanto, os investimentos no ensino superior têm sido maiores que no ensino básico. Eleitos, revejam as prioridades!!! Nós da sociedade, cobraremos insistentemente!

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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