O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pretende eliminar a transmissão do HIV de mães para filhos nos países mais pobres até 2015. Para isso, o Fundo está se valendo de uma simples caixa colorida cheia de medicamentos contra o vírus da Aids.

O pacote mãe-bebê será distribuído a 30 mil mulheres grávidas no Quênia, Camarões, Lesoto e Zâmbia a partir deste mês. Ele contém todos os remédios e instruções necessárias para proteger a mãe infectada e seu recém-nascido, mesmo que ela nunca visite uma clínica depois do nascimento e, até mesmo, se não souber ler direito.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 430 mil crianças foram infectadas com o vírus em 2008, a grande maioria pela transmissão de mãe para filho. Para o Unicef, o fato de não haver praticamente esse tipo de contágio nos países desenvolvidos indica que todos os medicamentos e atendimentos conhecidos já podem interromper a doença mundialmente.

Fonte: O Tempo (MG)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles