O Senado ampliou o calendário básico de vacinação das crianças, que passa a contar com mais três vacinas que devem ser aplicadas, obrigatoriamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o projeto de lei, que segue para sanção presidencial, os hospitais da rede pública de saúde vão ter de disponibilizar as vacinas contra catapora, hepatite A e um tipo de bactéria causadora da pneumonia.

O Senado também aprovou a inclusão de outras duas vacinas no calendário básico, mas elas já se tornaram obrigatórias este ano por decisão do Ministério da Saúde: as vacinas meningogócica conjugada C e pneumocócica conjugada valente.

O projeto tramita no Congresso desde 2008. Segundo o Ministério, as três novas vacinas já são aplicadas na rede pública para os chamados casos especiais – crianças que necessitam prevenir-se das doenças.

A partir da sanção da lei, elas passam a ser obrigatórias para todos os meninos e meninas.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles