Mantido o atual ritmo, a educação básica brasileira atingirá um nível de qualidade considerado adequado apenas daqui a 40 anos, conforme projeção de estudo divulgado no último dia 1º de dezembro pela ONG Todos pela Educação.

O movimento, formado por empresários, educadores e gestores, fixou como meta para 2022 que 70% dos estudantes tenham conhecimento adequado para a sua série.

Hoje o melhor desempenho aparece no 5º ano do ensino fundamental, em português, no qual 34,2% dos alunos alcançaram a nota esperada.

O movimento defende cinco ações para que os objetivos sejam alcançados no tempo esperado, como valorização do professor e punição de gestores que não cumprirem normas ou metas da área.

De positivo, a ONG aponta o aumento do investimento na educação básica e a expansão de matrículas de crianças de baixa renda.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles