Educação

Escolas têm mais internet que biblioteca

517 1

Enquanto o investimento feito pelo governo federal em informática possibilita que quase 95% dos alunos de ensino médio estejam em escolas com computadores e acesso à internet, a oferta de laboratórios de ciências e bibliotecas para esses mesmos estudantes é bem menor: 57% e 73,2%, respectivamente.

Os dados constam do Censo Escolar 2010, divulgado pelo Ministério da Educação.

O sistema de internet nas escolas cresceu rapidamente por causa de uma obrigação contratual das operadoras de telefonia que, para renovar a concessão, tiveram de se comprometer a instalar a banda larga em todas as escolas do País.

Já os laboratórios de ciências e as bibliotecas, que são mais simples e baratos, mas dependem exclusivamente de recursos do MEC, andam a passos bem mais lentos.

Dados – Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), apenas 30,4% possuem bibliotecas e 7,6%, laboratórios. Nos anos finais (6º ao 9º ano), 60% das escolas têm bibliotecas e 32,6% possuem laboratório. No ensino médio, o índice é de 73,2 para biblioteca e 57% para os laboratórios.

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

1 comentário

  • Diria que os laboratórios de informática nas escolas estão tão escassos quanto bibliotecas. Na verdade precisa haver um investimento nos equipamentos da escola como um todo e a qualificação continuada de todo o pessoal da escola: professores, diretores, porteiros, seguranças, zeladores, etc. E outro problema é q nas bibliotecas não tem bibliotecárias e sim professoras doentes afastadas de sala de aula. Isso é muito triste. Mais investimentos, mais cobranças, é disso que as escolas precisam.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *