Enquanto o investimento feito pelo governo federal em informática possibilita que quase 95% dos alunos de ensino médio estejam em escolas com computadores e acesso à internet, a oferta de laboratórios de ciências e bibliotecas para esses mesmos estudantes é bem menor: 57% e 73,2%, respectivamente.
Os dados constam do Censo Escolar 2010, divulgado pelo Ministério da Educação.
O sistema de internet nas escolas cresceu rapidamente por causa de uma obrigação contratual das operadoras de telefonia que, para renovar a concessão, tiveram de se comprometer a instalar a banda larga em todas as escolas do País.
Já os laboratórios de ciências e as bibliotecas, que são mais simples e baratos, mas dependem exclusivamente de recursos do MEC, andam a passos bem mais lentos.
Dados – Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), apenas 30,4% possuem bibliotecas e 7,6%, laboratórios. Nos anos finais (6º ao 9º ano), 60% das escolas têm bibliotecas e 32,6% possuem laboratório. No ensino médio, o índice é de 73,2 para biblioteca e 57% para os laboratórios.
Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)
Diria que os laboratórios de informática nas escolas estão tão escassos quanto bibliotecas. Na verdade precisa haver um investimento nos equipamentos da escola como um todo e a qualificação continuada de todo o pessoal da escola: professores, diretores, porteiros, seguranças, zeladores, etc. E outro problema é q nas bibliotecas não tem bibliotecárias e sim professoras doentes afastadas de sala de aula. Isso é muito triste. Mais investimentos, mais cobranças, é disso que as escolas precisam.