Enquanto o investimento feito pelo governo federal em informática possibilita que quase 95% dos alunos de ensino médio estejam em escolas com computadores e acesso à internet, a oferta de laboratórios de ciências e bibliotecas para esses mesmos estudantes é bem menor: 57% e 73,2%, respectivamente.

Os dados constam do Censo Escolar 2010, divulgado pelo Ministério da Educação.

O sistema de internet nas escolas cresceu rapidamente por causa de uma obrigação contratual das operadoras de telefonia que, para renovar a concessão, tiveram de se comprometer a instalar a banda larga em todas as escolas do País.

Já os laboratórios de ciências e as bibliotecas, que são mais simples e baratos, mas dependem exclusivamente de recursos do MEC, andam a passos bem mais lentos.

Dados – Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), apenas 30,4% possuem bibliotecas e 7,6%, laboratórios. Nos anos finais (6º ao 9º ano), 60% das escolas têm bibliotecas e 32,6% possuem laboratório. No ensino médio, o índice é de 73,2 para biblioteca e 57% para os laboratórios.

Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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