O número de alunos matriculados na educação básica n0 ano de 2010 diminuiu 1,9% em relação a 2009. O Censo Escolar divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (lnep) registrou 51,5 milhões de matrículas nas escolas públicas e particulares em 2010.

Em 2009 foram 52,5 milhões. Segundo o Inep, a queda não está relacionada à evasão escolar, mas, principalmente, à melhoria do fluxo educacional: com menos repetências, haveria menos matrículas. Tradicionalmente em queda, o ensino médio apresentou aumento na comparação com 2009, com mais 20 mil matrículas.

O resultado mostra ainda como a educação pública vai se afunilando nas séries finais. Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, foram registradas 13,4 milhões de matrículas. Já no ensino médio, o número de estudantes foi de 7,1 milhões. Vamos esperar as políticas públicas para 2011!

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles