Estão abertas as inscrições para o envio de casos concretos e experiências reais de inovação (cases) para serem apresentados na XI Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que será realizada de 20 a 22 de junho de 2011 em Fortaleza. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) em conjunto com parceiros locais como a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), a Fundação Edson Queiroz, o Banco do Nordeste, o Sebrae e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará (Secitece).

Os interessados em submeter casos devem enviar um resumo estendido deles até 7 de março para os e-mails anpei@anpei.org.br e cintia@anpei.org.br, com identificação da empresa e dados de contato do responsável pela proposta (nome, e-mail e telefones). O texto do resumo deve ser escrito em no máximo duas páginas A4, em fonte Arial, tamanho 10 pt., espaço simples. O conteúdo deverá ser sucinto e direto, destacando claramente aspectos relevantes do caso, incluindo objetivos, vantagens, métodos utilizados, resultados financeiros e de mercado das inovações, ganhos ao longo da cadeia produtiva decorrentes delas e principais contribuições e conclusões do trabalho.

Devido à demanda crescente nos últimos anos, todas as propostas de casos serão avaliadas pela Equipe Técnica da Conferência para seleção. Eles serão analisados de acordo com os critérios de elegibilidade e atratividade. No primeiro caso, serão verificados a aderência ao tema da Conferência; os resultados (comerciais, econômicos e técnicos) da inovação e a clareza do texto. No segundo, a originalidade da solução; a possibilidade de replicação na prática empresarial; o ineditismo do caso e a sua abrangência local/regional.

O tema escolhido para o evento em Fortaleza é “Redes de inovação e cadeias produtivas”. O assunto vem gerando uma série de discussões entre os gestores de inovação no Brasil e no exterior devido à competitividade de um produto inovador no mercado brasileiro e internacional depender hoje de um conjunto de redes integradas e organizadas. Essas redes se iniciam no fornecimento da matéria-prima, passam pelo beneficiamento, depois pela linha de produção e ao produto final, até chegar à distribuição ao consumidor. Neste sentido, o produto e seu conteúdo inovador são resultado, cada vez mais, da soma de esforços de um conjunto de empresas organizadas em cadeias produtivas.

Na Conferência Anpei de 2011 será proposta uma extensa reflexão por parte do empresariado, do governo e das instituições de pesquisa científica do Nordeste sobre quais as vantagens para o desenvolvimento de um complexo industrial moderno, competitivo e inovador e as necessidades de adoção de políticas de inovação para que a região alcance elevados patamares de competitividade. A Anpei também pretende mostrar no evento que existem outras potencialidades que podem ser exploradas no Nordeste por meio da inovação tecnológica, do desenvolvimento de cadeias produtivas e da agregação de valor aos produtos para o benefício social da região.

Mais informações  pelo telefone (85) 3421-5492 ou no endereço http://www.anpei.org.br/xiconferencia/callforcases.pdf.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles