O programa Bolsa Família tem gerado informações valiosas para o acompanhamento da trajetória educacional dos beneficiários. Uma das condicionalidades para a família não perder o beneficio é que os filhos entre 6 e 17 anos de idade frequentem, no mínimo, 85% das aulas todos os meses.

São cerca de 16 milhões de crianças, adolescentes e jovens nas escolas, o que corresponde a 40% do total dos alunos do ensino fundamental. No Nordeste, esse índice chega a alcançar quase metade das matrículas.

Impressionados com os dados, especialistas têm afirmado que, se as escolas conseguirem reter os estudantes fazendo com que concluam o ensino fundamental em breve teremos outro País. A média de anos de estudo da população, que é hoje de pouco mais de sete anos, aumentará sensivelmente.

Fonte: Correio Braziliense (DF)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles