Educação

Educação em tempo integral pretende melhorar desempenho

542 2

O ministro da Educação. Fernando Haddad, se comprometeu a implementar o tempo integral no ensino médio, combinando atividades curriculares com aprendizado profissionalizante.

Para tanto, 7% do Produto Interno Bruto (PIB) será aplicado na educação, um aumento significativo, uma vez que o investimento hoje é de apenas 5,2%, cerca de R$ 70 bilhões.

Nos países desenvolvidos, os alunos permanecem na escola em média oito horas por dia, enquanto no Brasil, o período é de apenas quatro horas e meia. Pesquisas indicam que ao chegar em casa, os estudantes brasileiros passam o mesmo tempo diante da TV e/ou do computador, e só leem 7,2 livros por ano, dos quais 5,5 são didáticos ou indicados pela escola, ou seja, apenas 1,7 livro por escolha própria.

O levantamento aponta, também, que 46% dos estudantes não frequentam bibliotecas. Outro dado importante é que existe no Brasil cerca de 14 milhões de analfabetos com 15 anos ou mais.

Avaliação: No Programa Internacional de Avaliação de Alunos 2009 (Pisa), aplicado em 65 países, o Brasil ocupou a 53º colocação. A escala varia de 1 a 800 pontos, e o País atingiu apenas 401.

No quesito leitura, 49% dos estudantes avaliados obtiveram a nota mínima, desempenho que foi repetido também por 69% dos alunos em matemática e por 54% em ciências. O Pisa é aplicado em estudantes de 15 anos de idade.

Fonte: Estado de Minas (MG)

2 Comentários

  • Clayton disse:

    Olá Valeska,

    O Projeto Educar para Crescer acredita na importância da leitura para o desenvolvimento.

    No site você encontra cartilhas com idéias simples e rápidas para participar da melhoria da Educação.

    As escolas de Nova Friburgo (RJ) vão receber 20 mil cartilhas de Educação em Família do Educar Para Crescer, um projeto da Editora Abril voltado para a educação.

    É a primeira vez que o Educar para Crescer realiza uma ação de apoio emergencial. A iniciativa foi tomada para ajudar as escolas e a comunidade locais a retomar suas vidas após as enchentes que atingiram a região.

    A participação dos pais no dia a dia escolar é muito importante para essa retomada e o guia oferece dicas práticas e simples àqueles que desejam acompanhar o processo de aprendizado dos filhos.

    Outras prefeituras interessadas em distribuir a cartilha em sua cidade podem fazer o download do material no site do projeto (www.educarparacrescer.abril.com.br) no ícone “Cartilhas”.

    Abraços

    Equipe Educar para Crescer

  • alanna disse:

    muito legal mais as escolas nao cumpri
    so fala

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *