Levantamento feito pelo Centro de Atendimento e Pesquisa de Psiquiatria da Infância e Adolescência (Capia) da Santa Casa do Rio de Janeiro (RJ) mostra que em dez anos o número de crianças com muita ansiedade cresceu 60%.

O Capia costuma atender 40 crianças a cada semana. Há dez anos, oito delas, em média, saíam com o diagnóstico de ansiedade. Hoje, são 13. De acordo com a Associação Americana de Transtornos de Ansiedade, entre 9% e 15% da população de 5 a 16 anos sofre do distúrbio.

Em suas formas mais severas, a ansiedade pode afetar o raciocínio, o aprendizado e a concentração. A grande dificuldade é o diagnóstico, pois os sintomas costumam passar despercebidos.

Em 80% dos casos as crianças sentem náusea, dores de barriga, falta de ar, fraqueza ou até queda de cabelo. O tratamento envolve acompanhamento psicológico. A terapia leva entre dois e quatro meses para mostrar resultados.

Fonte: Revista Época (SP), Nelito Fernandes – 06/02/2011

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles