A educação brasileira costuma ocupar posições ruins nas comparações internacionais; no último Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), em 2009, o Brasil ficou no 53º de 65 nações.

Se a referência é local, o cenário muda. Analisando os resultados de provas de leitura, matemática e ciência, o País foi o 3º que mais avançou. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 48,7% dos brasileiros acreditam que a educação melhorou.

Outros 27,2% consideram que nada mudou e 24,2% acham que piorou. Apesar da percepção positiva, as diferenças se revelam no estudo. Os mais satisfeitos são da região Centro-Oeste (62,9% afirmaram que melhorou).

“A percepção resulta das políticas do governo, que focaram nos estados e nas regiões mais necessitadas”, defende o consultor em educação do Ipea Paulo Corbucci.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles