Os municípios de pequeno e médio porte têm dificuldades para a contratação de professores para os ensinos   fundamental e médio por questões orçamentárias e estruturais.

 “A maioria deles não consegue construir editais adequados e pagar o que as empresas pedem”, explica o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Sanches.

Uma opção foi apresentada pelo Ministério da Educação: a criação de uma prova nacional para concursos de docentes. O exame, chamado de “Enem para professores”, pode ser usado por estados e municípios para substituir os tradicionais concursos.

A avaliação será aplicada uma vez por ano, com a primeira edição em 2012. A adesão ao teste é voluntária e os resultados serão usados em um banco de dados de professores aptos.

Fonte: Aqui BH (MG); Correio Braziliense (DF)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles