No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, estabelecido pela Organização Mundial de Saúde no último dia 02, especialistas e organizações alertaram os brasileiros para a necessidade do diagnóstico precoce.

O autismo é uma síndrome que afeta de maneira acentuada a capacidade do indivíduo falar, comunicar-se e interagir com outras pessoas e com o ambiente. Estima-se que dois milhões de brasileiros sejam autistas.

O transtorno é mais comum em homens do que em mulheres e os sinais aparecem, em sua maioria, antes dos 3 anos de idade. Aos 2 anos, se a criança não consegue falar, não se interessa em brincar com outras crianças ou não pede colo é um sinal de alerta , explica Marcos Mercadante, psiquiatra da Universidade Federal de São Paulo.

A doença não tem cura, mas o tratamento aumenta as chances de a criança ter mais independência na vida adulta.

Fonte: Jornal do Dia (AP)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles