Há cerca de um mês, dez colaboradores do Aterro Sanitário de Caucaia e mais 13 moradores da comunidade do Carrapicho estão ganhando um motivo a mais para sorrir: o acesso ao conhecimento. Em parceria com a Secretaria de Educação de Caucaia e o Governo do Estado do Ceará, o Grupo Marquise está promovendo aulas de alfabetização para esse grupo de pessoas, por meio do Programa Brasil Alfabetizado.

De acordo com a analista de Gestão de Pessoas da área de Serviços Ambientais Sustentáveis da Marquise, Mônica Feitosa, a iniciativa faz parte dos projetos de responsabilidade social do Grupo. “Esse investimento resulta no acesso ao conhecimento e no aumento da autoestima e da motivação dos colaboradores. Além disso, ainda estreita o compromisso deles e aproxima a família do colaborador junto à empresa”, completa.

O projeto integra atividades tradicionais e trabalhos lúdicos, ministrados por uma professora da comunidade e acompanhados pela Marquise. Os alunos recebem material escolar personalizado, uniforme e lanche na escola. Tudo para estimular o aprendizado da turma. As aulas de alfabetização iniciaram em meados de março e acontecem sempre à noite, de segunda a quinta-feira, na Escola Maria Luiza Vale Forte. O período previsto para o encerramento das atividades é em novembro deste ano, quando o projeto completa oito meses.

O Programa Brasil Alfabetizado, criado pelo Ministério da Educação, é uma porta de acesso à cidadania e tem como objetivo a alfabetização de jovens, adultos e idosos, colaborando para elevar o índice de escolaridade no país. É desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios  que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total,  90%  localizam-se na região Nordeste.

Sobre o Grupo Marquise

Formado por dez empresas, o Grupo Marquise está presente em 11 estados brasileiros e atua nos segmentos de: Engenharia de Infraestrutura, Incorporação, Serviços Ambientais, Finanças, Hotelaria e Comunicação. Com 36 anos de existência, a qualidade dos serviços e produtos do Grupo Marquise é resultado de um modelo empresarial que investe constantemente no aperfeiçoamento de seus processos. Esta realidade só é possível através de um moderno sistema de gestão pela qualidade total, acompanhado do incentivo ao desenvolvimento humano e tecnológico. Atualmente, são mais de 5.000 colaboradores, sempre em busca de proporcionar qualidade de vida aos clientes através dos produtos e serviços ofertados pelo Grupo Marquise.

Projeto Alfabetizar

Local: Escola Maria Luiza do Vale Forte – Rua Célio Candido, S/N – Carrapicho – Caucaia.

Dias: de segunda a quinta-feira

Horário: das 18h30 às 21h.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles