O governo federal promete intensificar esforços para desenvolver um sistema nacional articulado de educação no Brasil.

Para tratar do tema, o Ministério da Educação (MEC) vai criar a Secretaria de Articulação de Sistemas de Ensino (Sase) com planos de ampliar programas e investimentos destinados a prefeituras e governos estaduais.

O objetivo é reduzir desigualdades e reordenar a relação federativa na área educacional entre União, estados e municípios em assuntos como financiamento, normas, formação de professores e integração curricular.

No momento, a Sase aguarda sanção de decreto presidencial para figurar no organograma do MEC. Caso seja aprovada, vai ser liderada por Carlos Augusto Abicalil, ex-deputado federal, que se destacou por sua atuação parlamentar em matérias relacionadas à educação.

Fonte: Valor Econômico (SP)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles