A discriminação contra homossexuais é um episódio corriqueiro em ambientes frequentados por estudantes de ensino médio.

Seis em cada dez alunos de 16 a 25 anos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2004 e 2008 já presenciaram algum tipo de hostilidade contra quem parece ser ou é homossexual.

Em 2008, 7,2% admitiram que se sentiriam incomodados por ter um parente ou colega homossexual.

Os dados, que demonstram a intolerância enfrentada diariamente por milhares de alunos e alunas, estão em pesquisa publicada pelos professores Josafá Moreira da Cunha e Araci Asinelli da Luz, do programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O estudo utilizou informações do questionário socioeconômico preenchido pelos participantes do Enem.

Fonte: Gazeta do Povo (PR)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles