Dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) revelam que dos 345 mil brasileiros que cumprem algum tipo de pena, cerca de 17% são crianças e adolescentes com menos de 18 anos.

De um total de 60 mil adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, pelo menos 14 mil estão em regime fechado. Segundo a Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH, cerca de 70% desses jovens tornam-se reincidentes – voltam a praticar crimes quando deixam as unidades de internação.

O juiz do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), José Dantas, acredita que “os centros  socioeducativos de jovens em conflito com a lei no Brasil estão totalmente ultrapassados, tanto na questão material, como estrutura física, quanto nos recursos humanos, e isso prejudica a reintegração”.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles