A coordenadora-geral de educação infantil da Secretaria de Educação Básica, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho, admite que o acesso ao ensino de qualidade para crianças ainda é um problema.
“Os indicadores de qualidade na educação infantil são os mais baixos entre todos os níveis educacionais”, garante. Entretanto, com objetivo de reverter tal quadro, a inclusão de crianças brasileiras na pré-escola será obrigatória até 2016.
Para Rita, o atraso da inclusão das crianças na escola é fruto de uma cultura que, por muito tempo, não valorizou os pequenos. “Segundo a Constituição de 1988, a educação infantil não fazia parte do sistema educacional.
Essa visão de que para os pequenos “qualquer coisa serve” atrasou a profissionalização da educação infantil e agora vamos tentar reverter a situação”.
Fonte: Diário de Pernambuco (PE)
A EDUCAÇÃO INFANTIL, SEMPRE FOI VISTA COMO ASSISTENCIALISMO, O OBJETIVO PEDAGOGICO DA EDUCAÇAO INFANTIL, SEMPRE FICOU EM SEGUNDO PLANO.COM A DEFINIÇÃO DA OBRIGATORIEDADE DA PRE-ESCOLA, NAO SE PODE DEIXAR RESSALTAR, QUE MAIS IMPORTANTE QUE A OBRIGATORIEDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL, É O PLANEJAMENTO, A VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NAO É SOMENTE MAIS ANOS DENTRO DA ESCOLA, MAS UM CONJUNTO DE PRIORIDADES FUNDAMENTAIS COMO: PLANEJAMENTO, ESTRUTURA,VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL.
Gostaria de saber se existe alguma possibilidade de haver concurso para educação infantil,em 2011,aí em fortaleza.e, qual a habilitação exigida para trabalhar com essa faixa etária.
antas horas trabalhadas,entre outros.Pois,dependendo do n_0 de horas fica ímpossivel fazer um bom trabalho com crianças nessa faixa etária,fora o compromisso que a escola tiver com seus profissionais e com as famílias.Obrigada,aguardo a rposta.
meu filho nao conseguiu vaga na escola ;ele tem 5 anos e esta sem es tudar por falta de vaga. se e obrigatorio como pode ele ficar se vaga ja que eum direito dele tambem?.