A coordenadora-geral de educação infantil da Secretaria de Educação Básica, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), Rita Coelho, admite que o acesso ao ensino de qualidade para crianças ainda é um problema.

“Os indicadores de qualidade na educação infantil são os mais baixos entre todos os níveis educacionais”, garante. Entretanto, com objetivo de reverter tal quadro, a inclusão de crianças brasileiras na pré-escola será obrigatória até 2016.

Para Rita, o atraso da inclusão das crianças na escola é fruto de uma cultura que, por muito tempo, não valorizou os pequenos. “Segundo a Constituição de 1988, a educação infantil não fazia parte do sistema educacional.

Essa visão de que para os pequenos “qualquer coisa serve” atrasou a profissionalização da educação infantil e agora vamos tentar reverter a situação”.

Fonte: Diário de Pernambuco (PE)

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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