Uma pesquisa realizada com 50 mil alunos de todo o País no passado, por meio da Secretaria Nacional Antidrogas, mostrou que um em cada dez estudantes havia consumido algum tipo de droga nos 12 meses anteriores.

Esse índice é maior entre alunos de escolas particulares (13,6%) do que de públicas (9,9%). Em 2004, ano em que havia sido realizada a pesquisa anterior, 19,6% dos entrevistados disseram ter usado drogas pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Em 2010, esse índice caiu para 9,9%.

Apesar da aparente redução no consumo, a professora da Universidade de Brasília, Margô Karnikowski, alerta: “infelizmente a rede pública de saúde ainda não tem estrutura, número de leitos e profissionais capacitados para atender a juventude brasileira viciada em drogas”.

Fonte: O Globo (RJ)

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles