A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, anunciou que o critério para divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai mudar, a partir de 2012, dando destaque às notas dos alunos e não mais às instituições de ensino.

Para evitar que sejam feitos os rankings que invariavelmente são utilizados como propaganda, principalmente de instituições privadas, as notas serão divulgadas conforme o número de alunos inscritos. “O Enem deve medir o esforço que cada um fez no desenvolvimento do aluno e da escola.

Não é para comparar a nota com a de outras escolas, mas que sirva para que cada instituição veja onde pode melhorar. Não tem o menor sentido fazer propaganda do tipo curso preparatório para o Enem”, disse Malvina.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles