A Matemática continua sendo a disciplina do currículo básico com os índices de aproveitamento mais baixos nas avaliações institucionais.
O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que avalia o desempenho em leitura, Matemática e Ciências de jovens de 15 anos, coloca o Brasil nas últimas posições, num ranking de 65 países.
Quatro em cada dez jovens brasileiros nessa faixa etária não sabem multiplicar.
A estimativa é de que o País tenha hoje 59 mil professores formados em Matemática – um número muito aquém da necessidade da rede de ensino básico.
Além disso, no ensino fundamental o docente das séries iniciais tem formação em Pedagogia, carecendo de formação específica em Matemática.
E, segundo pedagogos, isso não é suficiente para que saibam ensinar uma disciplina bastante técnica.
Fonte: O Estado de S. Paulo (SP)
É um grave problema, pois os alunos chegam ao ensino médio e não sabem multiplicar ou dividir. Problema que se agrava até as séries finais do ensino médio. Será que nosso professores estão sendo valorizados o suficiente para buscar recursos como jogos e novas tecnologias para dinamizar o ensino da matemática, fazendo com que se torne cada vez mais prazerosa. Até quando o Brasil, estará com os olhos fechados para a educação?