A partir de 2013 o Ministério da Educação(MEC) substituirá a Prova Brasil pelo ExameNacional do Ensino Médio (Enem) no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na etapa do ensino médio.

Atualmente, a fórmula do Ideb para essa fase escolar é feita por meio de amostragem, o que segundo o ministro Aloizio Mercadante, não é consistente. “A evolução na qualidade é muito maior quando olhamos o Enem, que hoje é quase censitário.

Dos 1,8 milhão concluintes do ensino médio, inscritos no Enem 2012, 1,5 farão a prova”, explica o ministro.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira (Inep), os resultados do Enem 2011 apontam desempenho médio de 500 pontos. Em português, os candidatos tiveram nota 503,7 e, em matemática, 492,9 pontos.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles