Para reduzir a mortalidade entre crianças com até um ano de vida, é importante imunizar o prematuro contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

O vírus causa infecções respiratórias que são apontadas como as principais causas de morte entre bebês que nascem antes de completar os nove meses de gestação.

Segundo a pediatra Kátia Laureano, a vacina não está disponível na rede pública de saúde. “A maior mortalidade de recém-nascidos ocorre por infecções respiratórias ou distúrbios respiratórios.

O vírus Sincicial Respiratório pode causar diversos problemas respiratórios e acomete mais os prematuros, que devido à baixa imunidade, ficam mais suscetíveis”, afirma.

Outro fator que contribui para os registros dos óbitos é deficiência da assistência de saúde oferecida à mãe e ao filho.

Fonte: Jornal da Paraíba

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles