Aqui vai uma dica para toda a família: o novo espetáculo teatral da Fundação Raimundo Fagner, intitulado Siara Grande!

A Fundação Raimundo Fagner apresentará nos dias 24 e 25 de novembro, o novo espetáculo denominado “Siara Grande”, que apresenta o resultado do estudo da música brasileira no século XVlll, com os seus educandos de Fortaleza e Orós, às 19 horas, no Theatro José de Alencar, com acesso gratuito.

O espetáculo SIARÁ GRANDE é uma obra que discute a formação e a identidade do povo cearense.  Encenado por educandos atendidos pela Fundação Raimundo Fagner, é o resultado do trabalho desenvolvido durante os anos de 2011/12, dentro do Projeto Aprendendo com Arte.

No processo de construção do espetáculo foram realizadas oficinas de música, teatro e história da arte, além do processo de pesquisa, construção do roteiro, composição das músicas, coreografia, percussão e concepção do cenário e do figurino.

“Siará Grande irá levá-los a uma viagem ao sertão cearense no Século XVIII. Uma celebração a grande fusão cultural responsável pelo que somos: cearenses sim, com muito orgulho”, diz Teresa Tavares, da Fundação Raimundo Fagner.

No elenco, são 80 adolescentes que vão mostrar um espetáculo cênico musical composto de um cenário pensado com cantos, figurino e instrumentos musicais. A direção musical e regência são de David Castelo; direção cênica de Neidinha Castelo Branco; texto e roteiro de Brennand Bandeira; cenário; figurino de Carri Costa; e direção de palco de Jones Cabó.

Fundação Raimundo Fagner

Instituída em abril de 2000, a Fundação Social Raimundo Fagner (FRFagner)  tem a arte como ponto chave no processo educativo. Através do projeto “Aprendendo com Arte” promove o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas, como a música (flauta, violão, percussão e canto coral), a literatura, a capoeira e ainda informática e história da arte.

A Fundação iniciou suas atividades na cidade de Orós em parceria com a Fundação Banco do Brasil/Programa AABB Comunidade. A partir de outubro de 2003, com a conquista de novos parceiros, inicia suas atividades no bairro do Parque Itamarati, na periferia de Fortaleza – CE. Atualmente atende a um público formado por 400 crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 17 anos.

Serviço:

Apresentação do espetáculo “SIARA GRANDE”, pelos educandos da Fundação Raimundo Fagner. No Palco Principal do Theatro José de Alencar, nos dias 24 e 25 de novembro de 2012, às 19 horas. Gratuito. Mais informações (85) 3274.3726.

 

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles