Acontecerá de 21 a 23 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, a Escola de Altos Estudos em Neurogastroenterologia e Motilidade, sob supervisão geral do Prof. Daniel Sifrim, da Universidade de Londres. Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC, o evento integra a programação pré-congresso da XI Semana Brasileira do Aparelho Digestivo.

A Escola será realizada em duas etapas consecutivas: a primeira, aberta à comunidade, nos dias 21 e 22, com palestras e exibição de pôsteres, a cargo de docentes da UFC e convidados, discutindo aspectos atuais da Neurogastroenterologia e dos distúrbios da motilidade gastrintestinal.

Dentre os convidados estão os professores José Ricardo Arruda Miranda (Unesp-Botucatu); Ricardo Brandt de Oliveira, Lourenço Sbraggia Neto, Roberto Oliveira Dantas e Luiz Ernesto de Almeida Troncon (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP); e Patrícia Castelucci (Instituto de Ciências Biomédicas-USP). Na sequência, um grupo de 20 pós-graduandos terá a oportunidade de executar e interpretar as principais técnicas usadas na prática médica e na pesquisa em motilidade gastrintestinal.

A etapa final do evento, no dia 23, segue os moldes de iniciativas similares, como o “Hands-on Course in GastroIntestinal Function Testing” promovido pela European Society of Neurogastroenterology and Motility.

A Escola de Altos Estudos em Neurogastroenterologia e Motilidade é uma iniciativa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB) e resultado do intercâmbio acadêmico entre os departamentos de Farmacologia e de Clínica Médica das faculdades de Medicina da UFC e de Ribeirão Preto (USP), bem como com o Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu.

As instituições estão integradas sob a forma de rede de pesquisa que busca compreender a motilidade gastrintestinal em diferentes linhas de investigação, no intuito de unir conhecimento teórico e pesquisa. A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site do evento.

Fonte: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB) – fone: 85 3366 8437

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles