Tratamentos para controlar o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) podem atrasar o crescimento na puberdade, segundo pesquisa de cientistas da Universidade de Sydney, na Austrália. A pesquisadora Alison Poulton afirma que altas doses de drogas receitadas contra o transtorno estão associadas a retardo no desenvolvimento do adolescente.

Isso não significa, necessariamente, ter baixa estatura na idade adulta. Na investigação, os adolescentes que tomaram medicamentos contra TDAH por mais de três anos cresceram menos 3 centímetros do que o normal, nessa fase da vida.

O TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados a serviços especializados, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças em todo o mundo.

Fonte: O Dia

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles