A violência sexual, em crianças de 0 a 9 anos, é o segundo maior tipo de violência mais característico nessa faixa etária, ficando pouco atrás apenas para as notificações de negligência e abandono.

Dados do Ministério da Saúde também notificam violência doméstica, sexual, física e outras agressões contra crianças menores de dez anos. A violência sexual contra crianças, até os 9 anos, representa 35% das notificações.

02f93a80320750b89d9bc183188eb4d4d2765cec

Já a negligência e o abandono têm 36% dos registros. A frequência e a gravidade das agressões e identificação da violência doméstica, sexual e outras formas (física, sexual, psicológica e negligência/abandono) são notificadas em todo o País e se tornaram obrigatórias em todos os estabelecimentos de saúde do Brasil.

A maior parte das agressões ocorre na residência da criança (64,5%). Em relação ao meio utilizado para agressão, a força corporal/espancamento foi o meio mais apontado (22,2%), atingindo mais meninos (23%) do que meninas (21,6%).

Fonte: Folha de Pernambuco

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles