Educação

Adolescentes ingerem 15% das calorias em suco de caixinha e refrigerante

Crianças e adolescentes brasileiros estão abusando de refrigerantes, sucos de caixinha e sucos em pó, de acordo com estudo publicado na revista BMC Public Health por Rubens Feferbaum, professor de pediatria da Universidade de São Paulo (USP), e colegas.

refrigerante-engorda-muitoSegundo o trabalho, da infância à adolescência, o volume diário do consumo de bebidas açucaradas aumenta (de 420 ml para 780 ml), enquanto que o de leite e bebidas lácteas cai (de 510 ml para 320 ml), como é esperado. O consumo de água se mantém quase igual em todas as idades – cerca de 30% do volume total de líquido.

Calorias–O dado mais preocupante, porém, refere-se à parcela das calorias ingeridas ao dia vinda de bebidas açucaradas. Entre crianças de três anos, só os refrigerantes já respondem por quase 8% das calorias consumidas ao dia. “Quando analisamos sob o ponto de vista das necessidades nutricionais, a preocupação é grande”, diz Feferbaum.

Entre adolescentes de 11 a 17 anos, 15% das calorias diárias provêm de bebidas açucaradas. Para as crianças de sete a dez anos, essa taxa é de 12% e, para as menores, de quatro a seis anos, 8%. De acordo com o estudo, a taxa de calorias em forma de bebidas açucaradas entre os sete e os 17 anos excede a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 10% de açúcares na dieta, incluindo alimentos sólidos.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *