O blog Educação te dá uma super dica para a tarde de hoje em Fortaleza: palestra com a cearense, escritora, mãe, ativista cultural e educadora Maria Vilani. A palestra é gratuita e acontecerá no Teatro Antonieta Noronha, no Centro, às 15 horas. O evento é promovido pela Secretaria de Educação de Fortaleza que inicia o projeto Z da Questão. O tema da palestra é “Do lado de cá – A periferia sob o olhar de quem cria e desenha novas possibilidades”.

A cearense Maria Vilani contará sua trajetória à frente do Centro de Arte e Promoção Social (CAPS), em São Paulo, que ela fundou em 1991 e promove encontros mensais sobre neuroeducação, café filosófico, sustentabilidade, roda de poesia, religião no contexto da periferia, droga e drogradição. Na ocasião, a palestrante também lançará seu livro de poemas, “Varal”.

O CAPS tem como principal objetivo a promoção do ser humano, procurando desenvolver ações que propiciam experiências educativas e culturais. Dentre os principais projetos desenvolvidos estão: Recreação Infantil, Oficina Comunitária de Artesanato, Especiais Poetas (para homenagear poetas, na época, anônimos na periferia), Carreatas poéticas (para difundir a poesia), Teatro, Circo, entre outros.

Atualmente, o CAPS divide seus projetos em dois núcleos específicos: Transdisciplinar de Pesquisa e Núcleo de Arte, que é fomentado peloMovimento Pela Cidadania Artística da Periferia (MOCAP). A história do CAPS deve interessar, sobretudo, a pessoas que trabalham ou que desejam trabalhar com cultura na periferia.

Sobre Maria Vilani

A cearense Maria Vilani Cavalcante Gomes é fundadora de vários projetos sociais, como o Escutando e orientando; Movimento pela Cidadania Artística da Periferia (MOCAP); Inventando Estórias; Centro de Arte e Promoção Social (CAPS), com várias atividades culturais há mais de vinte anos. Atualmente, dedica-se ao trabalho, à arte e à vida familiar.

É pós-graduada em Filosofia Clínica e Especialista em Língua, Literatura e Semiótica. Graduada em Filosofia e Pedagogia. Possui vários cursos de extensão e aperfeiçoamento e é professora, há vinte anos, da rede estadual de ensino de São Paulo, já tendo lecionado em universidades e escolas particulares.

Maria Vilani é autora dos livros “Varal”, “Cinco contos sem descontos e de quebra dois poemas” e “O Reino de Roselândia”.A educadora possui diversas publicações e premiações, como a Medalha de bronze Salão de Artes Machu Picchu-Cuzco/Peru, poema, 1989; Menção honrosa Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, poema, 1990.

Z da Questão

O projeto, no estilo seminário, é um convite ao bate-papo com personagens ligadas à cultura ou à educação. A ideia é que, a cada edição, o debate desloque nossas experiências do mero senso comum e apresente novas ideias, pontos de vista e projetos que estejam despontando pelo Brasil e mundo afora. .

Quando:Sexta-feira, 7 de junho de 2013

Horário:15 horas

Onde:Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro)

Entrada gratuita

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles