Números divulgados pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) indicam que subiu a quantidade de representações envolvendo infrações cometidas por jovens nas cinco regiões do País.

Segundo o estudo Ministério Público, “Um Retrato”,eram 96 mil casos em 2011 contra 102,7 mil em 2012, um acréscimo de 7%. As representações são oferecidas pelo Ministério Público quando os atos infracionais são mais graves, como latrocínios (roubo seguido de morte) ou assassinatos.

Geralmente, as representações resultam em recolhimento do adolescente em centros de internação. A alta foi puxada por duas regiões brasileiras. No Nordeste, foram 19 mil representações em 2011 contra 26,9 mil em 2012, enquanto no Sudeste o número subiu de 43,2 mil para 47,3 mil. Nas demais regiões houve queda, a mais acentuada no Norte, de 9,6 mil para 6,5 mil.

Fonte: DCI– Comércio, Indústria e Serviços

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles