Os amigos de turma Amirton Chagas, Flávio Almeida e João Paulo Oliveira se inspiraram no colega Marcelo Amorim, que é surdo, para criar o Móvel, aplicativo que auxilia a comunicação usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), quando todos cursavam o Mestrado em Ciência da Computação, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Lançado em abril deste ano, em versão para Android, o aplicativo foi disponibilizado também para iOS e pode ser baixado, gratuitamente, em smartphones e tablets. O Móvel funciona de maneira simples, traduzindo frases do português para Libras, tanto através de reconhecimento de voz quanto de texto.

Segundo dados do IBGE, existem cerca de 10 milhões de surdos no Brasil e estima-se que 2,5 milhões possuem baixa ou nenhuma capacidade de leitura em português. Há muitos que sabem se comunicar unicamente em Libras. Isso acaba sendo um empecilho grande para o acesso ao ensino.

Fonte: A Tarde

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles