O bullying nas escolas brasileiras é uma prática comum e está acompanhada da falta de amigos, do consumo de drogas e da solidão. Esses problemas podem desencadear doenças ligadas à saúde mental como depressão.

O retrato surge dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), feita pelo IBGE em parceria com o Ministério da Saúde. O bullying acomete 7,2% dos alunos do último ano do ensino fundamental, que “sempre ou quase sempre se sentiram humilhados por provocações dentro da escola” nos 30 dias anteriores ao levantamento (levado a campo em setembro passado). “Isso sinaliza que esses alunos podem ter problemas mentais no futuro e que eles já sofrem no presente”, disse Marco Antonio Andreazzi, gerente do IBGE.

Outro fator que indica o risco de doenças mentais no futuro é a ausência de amigos e o sentimento de solidão. Entre os adolescentes desse grupo, 3,5% disseram não ter amigos. O problema afeta mais as meninas (4,6%) do que os garotos (2,5%).

E você, educador, já detectou algum caso em sua escola? Conte-nos! Esperamos seus relatos!

Fonte: Folha de S. Paulo

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles