Abandono e reprovação escolar constituem um dos desafios para que o Brasil realmente alcance uma boa qualidade no ensino médio. Essa é uma das conclusões do debate promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sobre o aprimoramento do sistema educacional brasileiro.

O sistema de ensino nas escolas brasileiras foi discutido por profissionais da área de educação, acadêmicos e representantes de organizações da sociedade civil. “A sociedade demonstra a cada dia que quer melhor serviço público e cabe a nós dar essas respostas. Temos gargalos imensos no Brasil. Atualmente apenas 50,2% dos jovens concluem o ensino médio no País, número que nos leva a priorizar a educação: precisamos avançar muito para chegarmos aos patamares dos países desenvolvidos”, disse o presidente do TCU, Augusto Nardes.

Dados do censo escolar, divulgados pelo TCU, apontam que, em 2011, as taxas de abandono e reprovação nessa fase escolar foram de 9,5% e 13,1%, respectivamente.

Fonte: GP1

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Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

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