Cientistas de pelo menos três centros de pesquisas situados em diferentes pontos do mundo estão estudando medicamentos e terapias que devem trazer melhoras efetivas para os pacientes com síndrome de Down. Apesar dos estudos ainda estarem na fase inicial, avanços obtidos recentemente trazem esperança de novas terapias e medicamentos que melhorem a condição cognitiva deles.

Como estimativas apontam que uma a cada 700 crianças nascidas vivas apresente a trissomia do cromossomo 21, estima-se que, no Brasil, há 270 mil pessoas com a doença. Quem tem síndrome de Down possui três cromossomos 21– um a mais do que as outras pessoas.

banner-down

Os pesquisadores já conseguiram silenciar o cromossomo 21 a mais. Um dos medicamentos que está sendo estudado já é utilizado para pacientes que sofrem de mal de Alzheimer. Os cientistas descobriram que ele previne o desenvolvimento desta doença em jovens com síndrome de Down estas pessoas têm mais propensão a desenvolver Alzheimer prematuramente.

Fonte: Folha de Londrina

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles