A luta para associar o esporte à educação, apesar de não ser nova e de ter plena aceitação da maioria, ainda é encampada por poucos.

Essa é a principal bandeira levantada pela associação Atletas Pelo Brasil junto a governos e iniciativa privada como proposta de legado que a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 podem deixar para o Brasil.

Foi a inquietação da ex-atleta olímpica Ana Moser associada à de outros dez atletas, também com títulos mundiais, que levou em 2006 à formação da organização não governamental em defesa da melhoria do esporte por meio de avanços sociais e educacionais do País.

Hoje, com mais de 60 membros e muitas conquistas no currículo, a Atletas Pelo Brasil lançou, em 2012, uma campanha nacional para que as 12 cidades-sede do campeonato se comprometam a garantir que 100% de suas escolas públicas ofereçam esporte educacional de qualidade.

“Já conseguimos que 90% dessas cidades assinassem o compromisso com essas metas previstas no Programa Cidade do Esporte”, afirma Ana Moser, ex-campeã mundial de vôlei e presidente da entidade.

Fonte: Valor Econômico

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles