Ocupar equipamentos, integrar ações culturais, mexer com a cidade. A ideia de criar um grande corredor cultural, que interligue Benfica, Centro e Praia de Iracema, foi tema de encontro entre a direção da Universidade Federal do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e o Instituto Cultural Dragão do Mar.

O Projeto Ocupação – Corredor Cultural, da Secretaria da Cultura, já recebeu o apoio da UFC. A ideia é integrar os inúmeros equipamentos culturais daqueles bairros, com uma programação variada, grátis e de qualidade, que vá de quinta-feira a sábado. Projeto também deve ser estendido uma vez por mês aos domingos, com o fechamento do trânsito em parte da Avenida da Universidade.

“A Universidade tem todo o interesse em manter todos os equipamentos abertos e a serviço das pessoas que, por diversas razões, são excluídas das programações culturais que existem hoje. Temos uma conjunção de fatores que vão ajudar bastante a realizar esse Projeto”, avaliou o Reitor Jesualdo Farias.

“É um grande programa de ocupação desses equipamentos para colocá-los em maior evidência, inclusive para o turismo, para mobilizar os segmentos artísticos e para aproximar este conjunto de instalações das pessoas, inclusive dos trabalhadores mais simples, dos estudantes de escolas públicas, do povo que precisa e merece ter acesso mais constante a uma programação cultural de qualidade”, disse o Secretário da Cultura, Paulo Mamede.

Entre os equipamentos a serem integrados estão: Concha Acústica, Rádio Universitária, Museu de Arte da UFC, sede do Maracatu Solar, Casa Amarela Eusélio Oliveira, Teatro Universitário, Teatro Chico Anysio, Theatro José de Alencar, Casa de Juvenal Galeno, Cine-Teatro São Luiz e o Centro Cultural Dragão do Mar.

Segundo Mamede, o Projeto já conseguiu R$ 1 milhão em recursos por meio de uma emenda parlamentar do deputado José Guimarães (PT). A UFC ficará responsável pela infraestrutura e pelos equipamentos do polo do Benfica. Um grupo de trabalho, com representantes da UFC, da Secult e do Instituto Dragão do Mar, foi criado para elaborar um plano de execução do Projeto. A previsão é que ele seja desenvolvido ainda no primeiro semestre deste ano, possivelmente no mês de abril.

Participaram da reunião o Reitor da UFC, Jesualdo Farias; o Secretário da Cultura do Estado, Paulo Mamede; o Presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares; o Pró-Reitor de Graduação da UFC, Custódio Almeida; o Diretor do Instituto de Cultura e Arte, Sandro Gouveia; o Coordenador de Comunicação e Marketing da UFC, Nonato Lima; e o Diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, Wolney Oliveira (com informações da Secult).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331 / Secretaria da Cultura do Estado – fone 3101 6761

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles