Um número recorde de crianças e adolescentes viajando sozinhos para entrar ilegalmente nos Estados Unidos representa um novo desafio fiscal e humanitário para o Congresso americano, ao mesmo tempo em que ele já lida com o destino de 11 milhões de cidadãos que vivem no país sem documentos.

Em um relatório divulgado, a Conferência dos Bispos Católicos dos EUA estima que 60 mil crianças e adolescentes desacompanhados vindos da América Central vão cruzar a fronteira sudoeste do país neste ano.

Esse total mais que duplica os cerca de 25 mil que cruzaram no ano passado e se compara com 5,8 mil de dez anos atrás.

Grupos especializados na vigilância da fronteira dizem que isso é um reflexo da violência e instabilidade em vários países da América Central.

As crianças e adolescentes que cruzam a fronteira do México quase sempre são repatriados.

Desde 2011, os EUA “têm visto um aumento sem precedentes no número de crianças imigrantes desacompanhadas” cruzando a fronteira com o México, segundo o relatório do grupo de bispos baseado em Washington, que cita o aumento das apreensões da Patrulha de Fronteira.

Fonte: Valor Econômico

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles