O ministro da Educação, Henrique Paim, reconheceu em audiência pública, em Brasília, que o ensino médio é o setor com mais problemas e um dos maiores desafios de sua pasta.

Os elevados índices de reprovação e evasão aliados a problemas de qualidade preocupam o ministro.

Para melhorar a situação, o governo aposta agora no Pacto Nacional pelo Ensino Médio, que envolve uma série de ações com as secretarias de educação dos estados para melhorar a formação dos professores e de coordenadores pedagógicos.

Entre as metas, está o incremento de indicadores de proficiência em matemática, português e ciências. O ministro informou que todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal já aderiram ao programa.

De acordo com Paim, o Ministério da Educação (MEC) investe R$ 2 bilhões por ano nesse programa, tanto em recursos para alimentação escolar como em recursos para a própria escola, “para que ela tenha condições de ficar mais tempo com o aluno”. “Tínhamos, em 2010, 3% das matrículas em educação em tempo integral. Agora chegamos a 12%”, informa.

Fonte: Diário do Noroeste

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles