Após uma década de “Brasil Sorridente”, programa do Ministério da Saúde com investimentos em serviços públicos de odontologia, a saúde bucal brasileira melhorou.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal de 2010, que concentra as informações mais recentes sobre o tema, mostram que o País deixou de ter incidência média de cáries e agora tem baixa incidência do problema.

Ao mesmo tempo, a pesquisa mostra que 18% das crianças de 12 anos nunca foram a um dentista. Essa idade é usada como referência porque representa o começo da dentição permanente.

untitled

Além disso, a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios(Penad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que abordou o tema, a de 2008, aponta que 52% das crianças de 0 a 9 anos (17,2 milhões) não conhecem um consultório dentário.

O “Brasil Sorridente” foi lançado em 2004 e, segundo o governo federal, fez saltar o investimento em saúde bucal de R$ 56 milhões, em 2003, para R$ 1 bilhão em 2013, concentrados nos Centros de Especialidade Odontológica, nos Laboratórios de Próteses Dentárias e nas equipes de saúde bucal.

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles