Educação

17 milhões de crianças nunca foram ao dentista

Após uma década de “Brasil Sorridente”, programa do Ministério da Saúde com investimentos em serviços públicos de odontologia, a saúde bucal brasileira melhorou.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal de 2010, que concentra as informações mais recentes sobre o tema, mostram que o País deixou de ter incidência média de cáries e agora tem baixa incidência do problema.

Ao mesmo tempo, a pesquisa mostra que 18% das crianças de 12 anos nunca foram a um dentista. Essa idade é usada como referência porque representa o começo da dentição permanente.

untitled

Além disso, a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios(Penad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que abordou o tema, a de 2008, aponta que 52% das crianças de 0 a 9 anos (17,2 milhões) não conhecem um consultório dentário.

O “Brasil Sorridente” foi lançado em 2004 e, segundo o governo federal, fez saltar o investimento em saúde bucal de R$ 56 milhões, em 2003, para R$ 1 bilhão em 2013, concentrados nos Centros de Especialidade Odontológica, nos Laboratórios de Próteses Dentárias e nas equipes de saúde bucal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 3 =