Educação

OMS decreta emergência pelo aumento de casos de pólio

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou emergência sanitária mundial diante do aumento dos casos de pólio nos últimos seis meses e após detectar a doenças em mais de dez países.

A decisão foi tomada pessoalmente pela diretora-geral do organismo, Margaret Chan, após uma semana de discussões do Comitê de Emergência da OMS, formado por 14 analistas na doença, que recomendaram decretar o estado de emergência porque os casos de pólio podem ser uma ameaça para o resto do mundo.

Nos últimos seis meses, foram detectados casos no Afeganistão, Camarões, Etiópia, Guiné Equatorial, Iraque, Israel, Nigéria, Paquistão, Somália e Síria.

A OMS confirmou que três países – Camarões, Paquistão e Síria – estão “exportando” o vírus e portanto infectando outras localidades.

“Como se comprovou a efetiva exportação e importação do vírus, consideramos que isto constitui uma ameaça para o restante dos países e se justifica decretar uma emergência sanitária”, afirmou em entrevista coletiva Bruce Aylward, diretor-geral adjunto da OMS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *