Bater massa de bolo, montar salada colorida ou ajudar a lavar frutas, atividades simples do dia a dia, quando atribuídas a crianças, fazem com que elas se alimentem mais e melhor.

Pesquisa realizada na Suíça apontou que a galerinha que ajuda os pais a preparar refeições ingere 75% mais verduras, 27% mais frango e 25% mais calorias.

Segundo a professora e nutricionista da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Silvia Papini Berto, o principal fator para o resultado positivo é a importância que as crianças passam a dar ao alimento.

“Eles ganham motivação porque o prato está sendo ‘construído’ na companhia e com o carinho dos pais,” detalha. Ela crê que, hoje em dia, com o alto consumo de produtos industrializados, as crianças não são mais testemunhas do ‘ato’ de cozinhar e acabam não entendendo a importância da escolha por ingredientes saudáveis.

Provar diferentes alimentos desde a infância é o principal conselho do pediatra Antônio Carlos Turner. “Nossas papilas gustativas ‘enviam’ informações ao cérebro, onde ficam armazenadas”, diz.

Fonte: O Dia

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles