Decifrar nomes como caseína hidrolisada, caseinato de sódio e lactoalbumina é rotina para algumas famílias com casos de alergia alimentar. Estranhas aos leigos e postas em letras miúdas no rótulo de alimentos, essas substâncias, se não compreendidas, podem causar prejuízos à saúde.

As três são proteínas do leite. E, para quem tem sensibilidade, o consumo desses ingredientes pode provocar de reações dermatológicas a choque anafilático, com o fechamento da glote. Após uma campanha pedir o destaque desses itens nas embalagens, o tema entrou na pauta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que pretende aprovar uma proposta de consulta pública sobre a alteração na rotulagem.

Atualmente, de todos os alimentos que mais causam alergia na população, somente o glúten recebe destaque nas embalagens. Engajadas, um grupo de 600 mães com filhos alérgicos criou neste ano a campanha #poenorotulo, pedindo destaque a outros ingredientes.

Fonte: Correio Braziliense

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles