Os países desenvolvidos também se destacaram no Global Burden of Disease (GBD) por terem o pico das taxas de obesidade se movendo para a população mais jovem.

A prevalência de sobrepeso e obesidade na infância nesses locais pulou de 17% em 1980 para 24% em 2013 entre os meninos e de 16% para 23% entre as meninas.

Os países em desenvolvimento acompanham a mesma progressão; as taxas foram de 8% para 13% entre meninos e meninas ao longo das três últimas décadas.

Altos índices de obesidade infantil e adolescente foram detectados no Oriente Médio e em nações do norte africano especialmente entre as meninas.

Segundo os pesquisadores, o aumento da obesidade entre as crianças é especialmente preocupante em muitos países de renda baixa e média. “Nós sabemos que há efeitos graves ligados à obesidade infantil, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes e muitos tipos de câncer. Precisamos pensar agora sobre como interromper essa tendência”, defende Emmanuela Gakidou, líder do GBD.

Fonte: Correio Braziliense

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles