Distante do índice considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – 15% –, mais da metade das mulheres brasileiras (52%) fazem parto cesáreo.

Nos hospitais privados, a proporção é ainda maior: 88%, sendo que somente 36% delas optaram pela cesariana desde o início da gestação. Os dados foram divulgados em pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que mostrou que apenas 5% das gestantes fizeram um parto sem qualquer intervenção, diferentemente da Inglaterra, por exemplo, onde esse percentual é 40%.

No Distrito Federal, segundo a Secretaria de Saúde, de 41.010 nascimentos na rede pública em 2013, 61,3% foram cirúrgicos.

No levantamento, foram ouvidas mulheres de 266 hospitais públicos entre fevereiro de 2011 e outubro de 2012.

Uma das coordenadoras da pesquisa, Silvana Granado considera a constatação muito negativa. “Infelizmente, o pré-natal não está tendo o papel de mostrar às mulheres que elas devem dominar o trabalho de parto”, disse.

Fonte: Correio Braziliense

About the Author

Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

View All Articles